20 de agosto de 2013

Aniversário de 52 anos da Escola

Histórico da Escola Dr. Catharino de Azambuja




A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Catharino de Azambuja foi criada em 1º de março de 1961, com o nome de Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima. Em 24 de maio de 1978, o decreto nº 27054 reorganiza a Escola, que passa a designar-se Escola Estadual de 1º Grau Dr. Catharino de Azambuja. Em 21 de dezembro de 2000, com a Portaria 0033, passa a designar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Catharino de Azambuja.
A Escola tem com patrono o saudoso médico Dr. Catharino de Azambuja, que prestou relevantes serviços na área da saúde, educação e política de Cruz Alta, e que por um longo período residiu e de atendimento à população no solar dos Veríssimo, dando continuidade ao trabalho humanitário do seu sogro, Dr. Franklin Veríssimo.
A atual Diretora da escola é a professora Maria Iracema França Nunes, e as Vice-diretoras são a professora Mara Lúcia Wolf Dobrachinski e a agente educacional Flavia Ariane Oliveira Soares. No serviço de supervisão escolar atuam as professoras Analice Fagundes Audino e Rosângela Maria dos Santos Feltrin.
A escola, que atende atualmente 250 alunos, tem por objetivo geral educar através de uma ação que envolva todos os segmentos para que o processo ensino-aprendizagem resgate a formação total do ser e possibilite ao educando engajar-se na construção de uma sociedade melhor, levando-o a discernir valores com responsabilidade e consciência, agindo como um agente transformador social.
E, para dinamizar ainda mas a sua filosofia, a escola está desde 2012 engajada ao projeto “Mais Educação”, coordenado pela professora Juliana Reck da Rosa, que oferece ao aluno turno integral de estudos, desenvolvendo nos horários inversos oficinas pedagógicas como artes marciais, informática, artesanato, matemática, futsal e música, contando com uma Banda, composta de trinta componentes e dirigida pelo oficineiro de Música Carlos José Trelha dos Santos.
 A Escola se preocupa com a participação de todos os alunos, não os discriminando, tendo o cuidado de oferecer atividades em que os incluídos ou portadores de quaisquer deficiências possam participar em turno inverso ao da Sala de Recursos, atendidos pela professora Sueli Teloken, contemplando assim a educação inclusiva no Projeto Político Pedagógico.
Após cinquenta e dois anos de funcionamento, prestando relevantes serviços à comunidade, e através da reivindicação da direção, a escola passou recentemente por reformas imprescindíveis em sua infraestrutura, para melhor atendimento dos seus alunos e melhores condições de trabalho para os seus professores e funcionários.


E é com grande alegria que vemos nossa escola completar 52 anos de funcionamento, sempre dedicada em atender da melhor forma possível seus alunos, e contribuindo para uma sociedade cada vez melhor no futuro, a partir do desenvolvimento de cada criança que passou por aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário